Biologia
Capítulos 30 e 31
27 de Novembro de 2013
Uberlândia-MG
CAPÍTULO 30
AS CARACTERÍSTICAS DAS PLANTAS
O Reino Plantae tem mais de 300 mil espécies, que foram marcadas pela capacidade de adaptação e a conquista gradual do meio terrestre.
As plantas podem ser caracterizadas como organismos eucariontes, pluricelulares e autótrofos fotossintetizantes.
O ciclo de vida das plantas é caracterizado por duas fases: uma diplóide e a outra haplóide, sendo então, sexuada.
A EVOLUÇÃO DAS PLANTAS
Nessa história evolutiva, uma conquista crucial foi a transição do meio aquático para o terrestre. Dentre as briófitas mais simples, as hepáticas apresentam talo, semelhante ao das algas, em forma de uma lamina que se fixa no substrato e absorve os nutrientes. Nos musgos, também do grupo das briófitas, existem caule e folhas simples. Nas pteridófitas, grupo das samambaias, o surgimento de vasos condutores está diretamente relacionado á adaptação ao meio terrestre. O passo seguinte nessa conquista evolutiva foi a formação de sementes, que caracteriza o surgimento das gimnospermas.
AS BRIÓFITAS
Briófitas são plantas pequenas, geralmente com alguns poucos centímetros de altura, que vivem preferencialmente em locais úmidos e sombreados. Elas se reproduzem da seguinte maneira: Gotas de água da chuva lançam sobre as plantas femininas os anterozóides liberados dos anterídios. Os Arquegônios produzem substancias especiais que orientam os anterozóides em sua direção. Assim elas nadam e fecundam as oosferas.
AS HEPÁTICAS
São vegetais de organização muito simples, cujos talos são parecidos com os das algas. Reproduzem-se de duas maneiras: por meio de conceptáculos; e por meio de chapéus masculinos e femininos.
OS ANTÓCEROS
São parecidos com as hepáticas, com seus talos laminares, achatados que crescem rente ao solo. Sua característica é o chamado esporófitos filamentares alongados, que crescem eretos sobre os talos.
AS