Biologia
R: Gattaca passa-se num suposto tempo futuro não muito distante, onde se criam na sociedade novas espécies de “castas”, preconceitos e divisões sociais, aparentemente legitimadas pela ciência. Aos pais que desejam ter filhos é dada a oportunidade de escolher e manipular a interação entre os seus gâmetas, para gerarem filhos com a melhor combinação genética possível “filhos do Homem”. Os gerados sem a escolha genética são chamados “filhos de Deus”. Esse procedimento acaba criando uma distinção entre: Válidos e Não-válido, humanos perfeitos e menos perfeitos. Os não válidos caracterizam-se única e exclusivamente pela sua propensão a doenças e deficiências, mesmo que mínimas. Aos ‘’filhos do Homem “ são disponibilizados os melhores empregos, enquanto para os “filhos de Deus “ é limitada a liberdade de escolha.
2. Cite algumas anomalias genéticas citadas no filme.
Anemia Falciforme
R: Gene defeituoso determina a produção de hemoglobina anômala Hemácias arqueadas em forma de foice transporte ineficaz de oxigênio Sinais e sintomas: fadiga, fraqueza e palidez. Formação de coágulos – dores musculares intensas
3. Descreva alguma situação apresentada no filme que evidencie o fato das limitações genéticas não serem fatores determinantes do insucesso.
R: Durante o início do filme os irmãos competem no mar, e o selecionado geneticamente sempre leva vantagem, no momento de maior carga emotiva do filme, os dois se encontram na vida adulta e voltam a competir no mar aberto, para ver aquele que nadaria maior distância.
Os dois nus no mar fazem uma menção simbólica ao nascimento do ser humano que só tem a si mesmo despido de tudo diante da vida, lançam-se na competição para ver quem chegaria mais longe. Surpreendentemente o geneticamente defeituoso ganha e quando questionado pelo irmão diz que venceu por não guardar forças para voltar. Essa foi