Biologia
O termo afro-brasileirodesigna tanto pessoas com ascendência africana quanto objetos e cultura oriundos da vinda de negros escravos africanos para o Brasil.
O Brasil tem a maior população de origem africana fora da África. Segundo o IBGE, os auto-declarados pretos representam 6,3% e os pardos 43,2% da população brasileira, ou seja, oitenta milhões de brasileiros. Tais números são ainda maiores quando se toma por base estudos genéticos: 86% dos brasileiros têm algum grau de ascendência africana. Os genes africanos no povo brasileiro variam de 10 a 100% da ancestralidade. Portanto, devido ao alto de grau de miscigenação, brasileiros com ascendência africana podem ou não apresentar traços de fisionomia negra.
A maior concentração de afro-brasileiros dá-se no estado da Bahia, onde 80% da população é de ascendência africana.
Postado por Jack às 21:44 Nenhum comentário:
Marcadores: Afro-Brasileiro
Agnaldo Timóteo (Caratinga, 16 de outubro de 1936) é um cantor brasileiro.
Iniciou sua carreira cantando em programas de calouro na rádio local e também em Governador Valadares e Belo Horizonte, onde se tornou conhecido como o "Cauby mineiro". Mudou-se para o Rio de Janeiro, passando a trabalhar como motorista da cantora Ângela Maria. Enquanto isso continuava sua carreira e aos poucos tornou-se conhecido nacionalmente pela sua voz. Ficou famoso ao gravar a canção Meu Grito, deRoberto Carlos, na qual explora todo o seu vozeirão. Depois disso vieram vários sucessos românticos, como Ave-Maria, Mamãe e Verdes Campos.
Gravou mais de 50 discos. Polêmico e sem papas na língua, iniciou uma atuação como político a partir de 1982 no PDT,quando foi o deputado federal mais votado da história do Rio de Janeiro tendo alcançado o expressivo número de 600 mil votos. No meio do mandato brigou com Leonel Brizola e transferiu-se para o PDS. Foi derrotado como candidato a governador do Estado do Rio de Janeiro, em 1986. Foi reeleito deputado federal em 1994.