esquistossomose
O que é?
Infecção causada por verme parasita da classe Trematoda. Ocorre em diversas partes do mundo de forma não controlada (endêmica). Nestes locais o número de pessoas com esta parasitose se mantém mais ou menos constante. Os parasitas desta classe são cinco, e variam como agente causador da infecção conforme a região do mundo. No nosso país a esquistossomose é causada pelo Schistossoma mansoni.
Histórico:
A esquistossomose é uma doença conhecida desde a antiguidade. O exame de múmias do antigo Egito revelou lesões produzidas pela doença. Em 1852, Bilharz descobriu o verme causador da doença, Schistosoma. Posteriormente, verificou-se a existência de cinco espécies de Schistosoma, que causam a doença ao homem: S.mansoni, S.haematobium, S.japonicum, S. intercalatum e S.mekongi. (este último descoberto mais recentemente). No Brasil, a transmissão da doença teve início com a chegada dos escravos africanos que se localizaram em áreas onde existia caramujo-planorbídeo. A descoberta dos primeiros casos aconteceu em 1951. (Pirajá da Silva)
Agente etiológico:
No Brasil, o agente causador da esquistossomose é o Schistosoma mansoni. Os vermes adultos vivem dentro de pequenas veias do intestino e do fígado do homem doente; alcançam até 12 mm de comprimento por 0,44 mm de diâmetro.
Distribuição:
Ocorre em várias partes do mundo, principalmente na região do Oriente próximo (Israel, Arábia Saudita, Iêmen, Iran, Iraque), grande parte da África (Egito, Líbia, Moçambique, Camarões, Nigéria, Angola, etc), Antilhas (Porto Rico, República Dominicana) e América do Sul (Venezuela e Brasil). No Brasil, apresenta ampla distribuição, atingindo Estados do Norte (Pará, Rondônia), todo o Nordeste brasileiro, região Sudeste (Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo), aSul (Paraná e Santa Catarina) e no Centro-Oeste (Goiás e Distr região ito Federal).
Outros nomes:
Xistosa
Doença do caramujo
Barriga dágua
Esquistossomose
Xistosomose
Bilharzíose