Biologia
Nome: Eduardo Vinicius
Nº 08
Serie: 3°A
Professor: Willian
1.Introdução
A influenza A (H1N1) é uma doença respiratória aguda (gripe suína), causada pelo vírus A (H1N1). Este novo subtipo do vírus da influenza é transmitido de pessoa a pessoa principalmente por meio da tosse ou espirro e de contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas.
2.Epidemiologia
A situação epidemiológica atual, no Brasil e no mundo, caracteriza-se por uma pandemia com predominância de casos clinicamente leves e com baixa letalidade.
Como não há mais notificação de todos os casos suspeitos e a coleta de material para exames laboratoriais está indicada só para casos graves, por orientação da Organização Mundial da Saúde, é difícil precisar a taxa de letalidade. A média apresentada até o momento é de 0,5 no mundo. A prioridade, no Brasil, no momento, é trabalhar para evitar casos graves e óbitos.
O controle epidemiológico da doença é feito por meio de estratégias integradas, adotadas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS): vigilância de doença respiratória grave, investigação de surtos de síndrome gripal, monitoramento das internações e da mortalidade por influenza e pneumonia, vigilância de síndrome gripal em unidades sentinelas. Assim como já ocorre com surtos de gripe comum, será confirmada uma amostra de casos. As pessoas que estiveram no mesmo ambiente, como casa, escola e trabalho e apresentaram sintomas semelhantes serão confirmados por vínculo epidemiológico. Além disso, há no Brasil 62 unidades de Rede Sentinela em todos os estados, com a função de monitorar a circulação do vírus Influenza e a ocorrência de surtos, por meio da coleta sistemática de amostras e envio aos laboratórios de referência.
2.1. Transmissão
O vírus é transmitido de pessoa a pessoa, principalmente por meio da tosse ou do espirro e de contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas. No entanto, de acordo