Biologia
Tensão Superficial
Introdução: Tensão Superficial é quando adicionamos um elemento á certa substância e ele têm a capacidade de romper com as ligações superficiais.
Objetivo: Demonstrar o rompimento das ligações apolares.
Materiais: Leite integral; Pimenta-do-reino; Corante líquido para bolo (4 cores); Detergente líquido; Palito de dente;
Procedimento: Em um recipiente, adicionamos uma quantidade de leite; Em seguida, polvilhamos levemente a pimenta-do-reino sobre a superfície do leite; Em cada canto do recipiente, pingamos uma gota de cada corante, e após, no meio de cada mancha do corante ou no centro do recipiente, adicionamos um pingo de detergente. Em seguida começamos a “rasgar” as cores com um palito de dente, puxando-as para lados opostos, misturando suas cores.
Resultado: O detergente rompe as tensões superficiais, fazendo com que as cores rapidamente se expandam e causem uma mistura de cores.
Conclusão: Ao colocarmos os corantes na superfície do leite, podemos perceber claramente que eles não se misturam- cada corante formou uma mancha separada da outra. No momento que colocamos um pouco de detergente sobre as manchas, elas pareciam explodir na superfície. A tensão superficial acontece porque as moléculas do leite na superfície sofrem uma grande atração entre elas. No interior do líquido, todas as moléculas do leite sofrem essas mesmas forças de atração, mas em todas as direções. As moléculas de leite na superfície sofrem a atração apenas das moléculas na horizontal e das outras que estão abaixo, já que em cima tem apenas ar.
Como o número de moléculas se atraindo é menor, existe uma "compensação": uma força maior de atração acontece na superfície, formando quase uma "pele" acima do leite. É a chamada TENSÃO SUPERFICIAL. O detergente consegue ROMPER a tensão superficial e as cores explodem! E depois se misturam formando padrões de cores incríveis. Reação do detergente, ao ser adicionado no centro do recipiente. Reação do