Biologia
A gestação se inicia no momento da fecundação em que o espermatozoide ( gameta masculino) penetra o ovócito ( gameta feminino) que ocorre na região da tuba uterina .Após a penetração do espermatozoide no ovócito, os pró- núcleos masculino e feminino se unem e duplicam seu DNA e formam o zigoto.
PRIMEIRA SEMANA - Quando ocorre a fertilização, ocorre também a clivagem do zigoto e blastogênese ( formação do blastócito). O blastócito começa a implantar no endométrio aproximadamente no 6º dia da fase secretora. O corpo lúteo continua secretando estrogênios e progesterona. A fase secretora continua e não ocorre a menstruação.
A clivagem consiste em repetidas divisões mitóticas do zigoto, resultando em um rápido aumento do número de células. Primeiro, o zigoto se divide em duas células conhecidas como blastômeros; estas então se dividem em quatro blastômeros, oito blastômeros, e assim por diante. A clivagem ocorre enquanto o Zigoto passa a tuba uterina ao útero tornando os blastômeros ficam cada vez menor a cada divisão da clivagem .A possibilidade de erros no período da clivagem podem favorecer a patologias como Síndrome de Down .
Passado três dia após a fecundação uma bola sólida de dezesseis ou mais blastômeros será denominada mórula, que cai no útero entre as sua células penetra um liquido no útero, com o aumento desse liquido as células sofrem diferenciação em embrioblasto e trofoblasto . Embrioblasto é uma camada interna localizada centralmente que dará origem ao embrião tecidos e órgãos. No quarto dia os espaços repletos de líquidos fundem-se para formar um único e grande espaço conhecido como cavidade blastocística, o que converte a mórula em um blastocisto. Por volta do sexto dia, o blastocisto se implanta ligando-se ao epitélio uterino e invade o tecido epitelial. O trofoblasto se diferencia em mais duas camada : uma camada de externa – sinciciotrofoblasto e uma camada interna que fornece mais células do