biologia
Comunidade: Formada por populações diferentes
Ecossistema (se alto sustentam): Interação entre os fatores ambientais e a comunidade biológica de uma determinada área.
Fatores Abióticos: fatores ambientais ou físicos
Fatores Bióticos: Seres vivos
O ecossistema é formado por fatores bióticos e abióticos
Biótipo: O conjunto de todos os fatores abióticos de uma determinada área.
Biosfera: Conjunto de todos os ecossistemas de um planeta.
Habitat: É o lugar ou espaço físico onde vive, se alimenta e se reproduz uma determinada espécie.
Nicho Ecológico: É o modo de vida de um ser vivo. Quando duas espécies ocupam nichos ecológicos semelhantes, elas competem entre si.
Biomas: Comunidades distribuídas em uma grande área geográfica que atingiram o equilíbrio.
Ecótono ou Ecótone: Faixa de transição entre dois grandes ecossistemas ou biomas.
Biociclos: São as grandes divisões da biosfera.
Uma cadeia alimentar é dividida em três partes denominadas níveis tróficos: Os produtores, consumidores e decompositores.
Produtores:
São os vegetais autotrófos que por meio da fotossíntese, fixam a energia luminosa, utilizam substâncias inorgânicas simples (água e gás carbônico) e edificam substâncias orgânicas complexas (glicose, amido);
Consumidores:
São heterótrofos. O que se alimentam dos autótrofos dão denominados consumidores primários, que servem de alimento para os consumidores secundários e estes, para os consumidores terciário, e assim por diante.
Decompositores:
Finalizando a cadeia trófica, aparecem os decompositores, microorganismos representados por bactérias e fungos. Tais organismos atacam os cadáveres e os excrementos, decompondo-os. São muito importantes, tendo-se em vista que realizam a reciclagem da matéria, devolvendo os elementos químicos ao ambiente.
Necrófagos: Alimentam-se de animais