roteiro psicomed

1136 palavras 5 páginas
Roteiro – Seminário Psicomed

1) Assistiremos ao documentário “Políticas de saúde no Brasil” (40min.)
2) Iniciaremos a discussão com o gancho do SUS abordado no filme.
O documentário mostra que o SUS tem o propósito de promover a justiça social e superar as desigualdades na assistência à saúde da população, tornando obrigatório e gratuito o atendimento a todos os indivíduos.
Antes da institucionalização do SUS, o acesso à saúde era restrito, dividindo a população entre os que podiam pagar por saúde privada, os que tinham direito à saúde pública por serem segurados pela previdência social e os que não possuíam direito algum.
De fato, a abrangência do SUS é algo admirável, mas existem falhas na sua plena implantação, visto que na prática nem todos possuem acesso ao atendimento e há precarização na qualidade quando se vê a demora no atendimento em alguns setores das atenções secundária e terciária, por exemplo. Além disso, não podemos deixar de questionar os interesses da classe dominante sobre o aparelho estatal, na medida em que contratos de gestão são feitos entre governos e empresas privadas. E é nesse fato que se constrói a lógica da ineficiência da administração pública e somos induzidos a acreditar que o sistema de saúde só funciona com a parceria do setor particular.
Desse modo, contratos com OSs(Organizações Sociais) e EBSERH (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares) parecem ser necessários para suprir as necessidades do “público” sob a argumentação de que “nem tudo que é público é estatal” e de que “devemos socializar com a iniciativa privada a responsabilidade de diminuir as mazelas provocadas pelo mercado”, palavras de FHC no Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado, de 1995.
3) Essa questão da privatização da saúde está camuflada junto a um assunto bem atual: o programa “Mais Médicos” que foi instituído como medida provisória em julho deste ano. Em tal medida, o programa é tratado apenas como um artigo, mas sua enorme repercussão faz

Relacionados