Trabalho
FOLCLORE BRASILEIRO
PALMAS
2013
DAYANE XAVIER DO NASCIMENTO
FOLCLORE BRASILEIRO
Trabalho apresentado na disciplina de Arte no Centro de Ensino Médio Castro Alves da turma 33.03 Professora: Monique.
PALMAS
2013
SUMÁRIO
1.INTRODUÇÃO
1-1 O que é Folclore 1-2 Linguagem Popular 1-3 Literatura Oral 1-4 Lúdicos 1-5 Música 1-6 Crendice 1-7 Uso e Costumes
1.8 Artes Populares e Técnicas Tradicionais
2- Desenvolvimento 2-1 RETRATO MULTICOLORIDO 2-2 PRÓVERBIOS: DITOS POPULARES 2-3 ADIVINHAÇÃO 2-4 TRAVA-LÍNGUA 2-5 LENDAS E MITOS DO BRASIL 2-6 Coisas de Assustar 3- CONCLUSÃO 4- BIBLIOGRAFIA
1. INTRODUÇÃO
O folclore do Brasil é riquíssimo, um dos mais ricos do mundo. Para sua formação, colaboraram principalmente, além do elemento nativo (o índio), o português e o africano. Estes três povos constituíram, podemos dizer, as raízes de nossa cultura. Posteriormente, imigrantes de outros países, como Itália e Alemanha, deram sua contribuição ao nosso folclore, tornando-o mais complexo e mais rico.
A tendência dos costumes de povos diferentes é, quando estes se relacionam de modo íntimo, construir expressões híbridas, ou seja, suas culturas se misturam, resultando em novas expressões de manifestação popular.
Como os grupos humanos influenciam uns aos outros, podemos dizer que o folclore não é uma ciência estática, morta. Ao contrário, ele é dinâmico, pois além de pesquisar o passado, tem de estar atento às transformações do presente.
O Brasil, vasto qual um continente, apresenta regiões distintas, onde há diferença de intensidade das influências dos povos formadores. Por outro lado, cada região possui seu gênero de vida de acordo com o meio ambiente, o que influi, também, no folclore brasileiro. A seguir, então, será narrada uma