BIOLOGIA
Simbiose
Entre as espécies vivas do mundo, podemos encontrar diversas relações entre os animais. Uma das que mais chama a atenção entre os seres vivos é a simbiose, uma ligação entre duas espécies que, mesmo sendo totalmente diferentes, podem viver em harmonia pela sobrevivência de ambas as partes. Não é necessário que todos saiam ganhando, mas com a simbiose as espécies podem lutar por sua sobrevivência por conta de outra.
Simbiose é uma relação entre dois seres vivos em que dois diferentes organismos vivem juntos em estreita relação de sobrevivência. Dois animais apenas vivendo no mesmo lugar não é suficiente para caracterizar a simbiose. Eles podem ser totalmente diferentes mas, caso um deles seja retirado do local, ele vai morrer. Há neste tipo de relacionamento uma completa relação de dependência. No mundo existem três tipos de relação de simbiose: mutualismo, parasitismo comensalismo.
Mutualismo
Mutualismo é quando ambos os organismos irão se beneficiar da relação entre os dois animais. Neste tipo de relacionamento podem estar ligadas espécies totalmente diferentes que, pelo fato de uma existir, a outra será amplamente beneficiada.
Um dos exemplos de relação de mutualismo é a união das formigas e a planta acácia. As formigas possuem uma casa no interior do tronco oco da acácia. É possível a um observador a olho nu encontrar um buraco no tronco da planta. A formiga lá vive por proteção de predadores, mas também para receber açúcar da planta. A acácia produz pequenas gotas de açúcar na base de cada folha, uma mancha marrom em frente ao buraco de entrada das formigas. Desta forma, as formigas se alimentam tranquilamente sem ter risco de morte.
Parasitismo
A relação de entre duas espécies neste modelo de simbiose acontece quando um organismo se beneficia, mas o outro é ferido pela relação firmada. Os seres vivos vão ficar em conjunto, mas pelo fato de um estar na relação, o outro não está sendo