Biologia
Um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) é uma estrutura desenvolvida para que uma organização possa controlar seus aspectos e impactos significativos sobre o meio ambiente e melhorar continuamente as operações e negócios.
Eles trazem benefícios tanto corporativos, quanto financeiros, desde a melhoria dos relacionamentos com as partes interessadas até a obtenção de custos reduzidos com a maior eficiência através do uso responsável de materiais e práticas ambientalmente corretas. A ISO (International Organization for Standardization) tem por objetivo promover o desenvolvimento de normas, testes e certificação, visando cumprir as exigências do mercado, no sentido de sistematizar procedimentos e refletir sobre as preocupações da qualidade ambiental e conservação dos recursos.
Mostraremos simplificadamente à implantação de um Sistema de Gestão Ambiental em uma Concessionária de carros com o nome fictício de X-CAR, voltada para comercialização de automóveis localizada na cidade de São Paulo, conforme a norma ABNT NBR ISSO 14001:2004.
Para que um Sistema de Gestão Ambiental seja efetivo, a alta administração deve manter como sua propriedade desde o início. Eles têm que estar comprometidos com seu sucesso à longo prazo. Uma das coisas que têm que fazer é identificar os aspectos ambientais e avaliá-los quanto à sua significância relativa. A identificação dos aspectos significativos ajudará no planejamento de seu sistema e suas atividades.
1. Objetivo
O objetivo do SGA (Sistema de Gestão Ambiental) é garantir que todas as ações, tanto de pessoas quanto de processos, sejam realizadas de acordo com a Política Ambiental e que atendam à Legislação Ambiental, com a busca permanente de melhoria da qualidade ambiental dos serviços, produtos e ambiente de trabalho, dessa maneira, garantindo a harmonia com o meio ambiente e a comunidade.
A busca permanente da qualidade ambiental é, portanto, um processo de aprimoramento constante do sistema de gestão