Resumo Artigos Adler e Reich
RESUMO: O desenvolvimento na adolescência constitui segundo a perspectiva teórica adleriana um processo teleológico, simultaneamente, enraizado nas experiências infantis e projetado em função de um plano de vida. A vida e obra de Alfred Adler são testemunhas do seu modelo. A coragem do investimento afetivo em objetos futuros interagindo com a complexidade dos diversos contextos ecossistêmicos marca a qualidade do estilo de vida dos jovens.
PRINCIPAIS IDEIAS:
Processo de desenvolvimento desenrola-se num esquema articulado de processos proativos (dirigidos para o futuro) e· retroativos (reguladores do presente);
Percepção das experiências passadas como um processo de suporte do movimento de projeção do comportamento no devir.
Noção de plano ou estilo de vida:
Concebido como um mapa dinâmico-cognitivo que coordena o conjunto das respostas instrumentais do organismo;
“o estilo ou plano de vida pode ser entendido como um texto ou guião de uma obra construída por vários autores e na qual o personagem central da ação é igualmente o narrador, ao narrador cabe a tarefa de interpretar o movimento e o sentido da obra, estando esta tarefa interpretativa radicada, simultaneamente, nas experiências infantis ou precoces e nas expectativas subjetivas acerca do futuro pessoal.” (p. 2)
Possui um conteúdo: constituído pelo conjunto dos papéis, atividades e modalidades de interação que, o sujeito experiência, antecipa, escolhe e implementa, ao longo do espectro de vida.
Possui um continente: ou configuração gestáltica pode ser descrito como a forma ativa e proativa de estruturação de uma trajetória.
Dinamismo subjacente às ficções que constituem o plano de vida é, simultaneamente, consciente e inconsciente.
O conceito de coragem face às adversidades da vida que atravessa toda sua obra. O papel das dificuldades existenciais