biologia I
BIOLOGIA : É O ESTUDO DOS SERES VIVOS
CITOLOGIA : É O ESTUDO DAS CÉLULAS
A célula é a unidade morfofisiológica fundamental de todos os seres vivos com exceção dos vírus que são acelulares. Os vírus também não são considerados seres vivos, pois um organismo só é considerado ser vivo quando o mesmo consegue se reproduzir sozinho ou com outros seres da mesma espécie. Para se reproduzir, o vírus precisa obrigatoriamente parasitar células.
Os seres vivos são divididos em 5 reinos:
Monera: bactérias e (algas azuis / cianofíceas / cianobactérias) PROCARIONTES
Animal: animais EUCARIONTES
Vegetal: vegetais EUCARIONTES
Fungi : fungos EUCARIONTES
Protista : protozoários EUCARIONTES
Os procariontes não possuem ( carioteca / membrana nuclear / envoltório nuclear )
Os eucariontes possuem ( carioteca / membrana nuclear / envoltório nuclear )
Unicelulares : uma única célula ( bactérias, algas azuis e protozoários )
Pluricelulares ou Multicelulares : várias células níveis mais elevados de organização tecidos, órgãos, sistema / aparelho
Datas importantes:
1590 : surge o microscópio.
1665 : físico inglês Robert Hooke descobre a célula em cortes finos de cortiça.
1838 e 1839 : biólogos alemães Schleiden e Schwann elaboram a DOUTRINA CELULAR que diz que todo ser vivo é constituído por células.
Microscópio de Hooke e cortiça
CITOLOGIA A célula foi descoberta em 1665/1667 pelo inglês Robert Hooke, ao observar um pedaço de cortiça (tecido vegetal morto) usando um conjunto de lentes de aumento (microscópio). Hooke, viu na ampliação do material (cortiça) que o mesmo era formado por pequenos compartimentos vazios que mais pareciam várias salas ou celas, a partir de então surge o nome célula.
Com o avanço das técnicas de observação e também da microscopia, aos poucos foi sendo possível descobrir em células vivas a grande complexidade da menor estrutura viva