Trabalho de Biologia I
Os Órgãos dos sentidos
Através dos órgãos dos sentidos e das suas funções, tomamos conhecimento do mundo que nos rodeia.
É através da visão que distinguimos a beleza das cores, da audição a harmonia dos sons, do paladar o sabor dos alimentos, do olfato o aroma das flores. Pelo tacto sentimos os objetos em que tocamos, temos a sensação do duro e do macio, do quente e do frio.
É muito importante cuidarmos bem dos órgãos dos sentidos. Sem qualquer um deles, a nossa vida seria muito triste.
Visão_
1. Desenho do Olho Humano
Estruturas Transparentes do Olho Humano:
Humor Vítreo: é uma substância gelatinosa que preenche todo o espaço interno do globo ocular entre a retina e o cristalino; contribui para manter a forma esférica do olho.
Cristalino:
é uma estrutura situada atrás da pupila, que orienta a passagem da luz até à retina; o cristalino pode ficar mais delgado ou mais espesso, essas mudanças de forma ocorrem para desviar os raios luminosos na direcção da mancha amarela; o cristalino fica mais espesso para a visão dos objectos próximos e mais delgado para a visão dos objectos mais distantes; a esta propriedade do cristalino dá-se o nome de acomodação visual.
Humor Aquoso: é um líquido incolor existente entre a córnea e o cristalino.
córnea trata-se de um disco transparente, circular que se localiza na região anterior do globo ocular dos vertebrados. Essa estrutura, em associação com a esclera, origina a túnica fibrosa do olho.
Dentre algumas características da córnea, estão o fato de não ser pigmentada, de ser avascular, de apresentar epitélio não queratinizado, de conter fibras nervosas amielínicas e de apresentar formato convexo que possibilita que a mesma desempenhe importantes funções ópticas.
Pupila
é a parte do olho, como um orifício de diâmetro regulável, que está situada entre a córnea e o cristalino, e no centro da íris, responsável pela passagem da luz do meio exterior até os órgãos sensoriais da retina. Localiza-se na parte