Trabalho De Biologia I
Minidicionário
Ablástico: característica de seres vivos que não chegam a formar os três folhetos germinativos (endoderma, ectoderma e mesoderma) formados na fase da gastrulação.
Acelomado: característica de seres vivos que não possuem celoma (cavidade totalmente revestida pela mesoderme).
Acoplada: unido fisicamente, junto.
Acrossomo: organela localizada na região frontal da cabeça do espermatozoide, que contém enzimas essenciais à sua penetração no óvulo e à fertilização.
Alantoide: uma estrutura ligada à parte posterior do intestino do embrião que armazena excretas e permite trocas gasosas com o meio externo.
Alécito: característica de zigotos que não possuem vitelo (uma reserva de nutrientes existente nos zigotos dos animais para alimentar o embrião).
Âmnio: membrana que envolve o embrião dos répteis aves e mamíferos dentro da cavidade amniótica (que está cheia de líquido amniótico que protege o embrião da dessecação e da pressão externa).
Amniocentese: método de diagnóstico pré-natal que consiste na aspiração transabdominal de uma pequena quantidade de fluido amniótico da bolsa amniótica, que envolve o feto.
Amniota: todos os animais cujos embriões são rodeados por uma membrana amniótica.
Ampola: em anatomia, o termo é usado para designar dilatações terminais de ductos (deferente, lactífero, pancreático, tuba uterina) ou expansões globosas do reto.
Anfícrina: um tipo de tecido epitelial glandular que atua simultaneamente como glândula endócrina e glândula exócrina. Como endócrina secreta substância na corrente sanguínea e como glândula exócrina produz secreção. São glândulas que possuem uma porção exócrina e outra endócrina.
Apical: relativo ao ápice, que termina em ápice.
Arquêntero: cavidade encontrada no estágio de gástrula do desenvolvimento embrionário animal e corresponde ao intestino primitivo. Ele se comunica com o meio externo por um orifício