Biologia Verminose no Brasil
BIOLOGIA
Alunos:
Júlio César
Dayane
Luis Augusto
Weverton
Professor: César
2ª
Sumário
-Desenvolvimento
-Conclusão
-bibliografia
-Desenvolvimento
Verminose no Brasil
Verminose é uma doença provocada por agentes específicos, denominados parasitas, especialmente endoparasitas que vivem no interior do corpo do hospedeiro. Constituise uma doença frequente, de difícil controle pelos órgãos públicos, que acomete o ser humano de forma irrestrita. É observada nas crianças e nos adultos, em ambos os sexos, em todas as classes sociais, tanto na zona rural como nas cidades.
As verminoses mais frequentes são: ascaridíase (lombrigas), teníase (solitária), oxiuríase, tricuríase e ancilostomíase (amarelão). Outras menos frequentes também são importantes, principalmente devido ao quadro clínico de alto risco para o paciente, tais como: estrongiloidíase, esquistossomose, bicho-geografico, filariose e hidatidose. As consequências decorrentes destas doenças podem representar grandes danos à saúde do indivíduo, por vezes até fatais.
A prevenção constitui-se a forma mais segura e eficaz contra estas infecções, portanto, as orientações encontradas neste texto são de importância para todos.
Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) afirmam que mais de 2 bilhões de pessoas hoje estão infectadas com algum tipo de verme ou parasita.
Estima-se que 60% dessas infecções têm associação a diferentes nutricionais, principalmente carências de ferro e vitaminas.
Além disso, 2/3 da mortalidade mundial têm relação com doenças de veiculação hídrica, como parasitoses.
Não podemos esquecer que no Brasil ainda se planta, principalmente hortaliças, com estrume
(fezes animais e em alguns lugares até humanas) e irrigam as plantações com águas de rios ou nascente contaminadas, vinagre, limão, nada além de cloro e cozimento pode exterminar estes protozoários, ovos e cistos de parasitas.
Verminose não é somente um problema que afeta