biologia molecular e celular
CURSO DE NUTRIÇÃO
Atividade Complementar da 1ª Avaliação
QUESTÃO-01. Para que se possa melhor observar e estudar as células, usa-se, por exemplo, o microscópio óptico. Esse instrumento para proporcionar uma boa imagem deve-se associar dois fatores: poder de ampliação e poder de resolução.
a) Como você pode calcular o poder de ampliação?
A ampliação é o número de vezes que a imagem é aumentada em relação ao objeto real, é função conjunta do poder de ampliação da objetiva e ocular utilizada. O poder de ampliação total é o produto da ampliação da objetiva pela ampliação do ocular (exemplo: ampliação do ocular 10x, ampliação da objetiva 20x, ampliação total é 10 x 20 = 200x) e assim é calculado o poder de ampliação.
b) E o limite de resolução do M.E?
A relação entre o limite de resolução e o comprimento de onda de uma radiação luminosa é verdadeiro para qualquer forma de radiação, seja ela um feixe de luz ou de elétrons. Com elétrons, entretanto, o limite de resolução pode ser muito pequeno. O comprimento de onda de um elétron diminui com o aumento da sua velocidade. Em um microscópio eletrônico, com uma voltagem de aceleração de 100.000 v, o comprimento de onda de um elétron é 0,004 nm. Teoricamente, a resolução de tal microscópio seria cerca de 0,002 nm, que é 10.000 vezes maior do que a do microscópio óptico.
c) Justifique porque o poder de resolução e o inverso do limite de resolução?
Poder de resolução ou ph é o inverso do limite de resolução lr, porque quanto menor o lr, maior o seu poder de resolução e, portanto, maior a qualidade das lentes e melhor o microscópio.
QUESTÃO-02. Em que se baseia o método da centrifugação fracionada? Cite sua importância.
A centrifugação é um método de separação de misturas que se baseia na diferença de densidade entre seus componentes. A sua