Biologia genética
a. (1,0) Quais os tipos de gameta que esse indivíduo deve formar e qual a freqüência esperada para cada um deles?
O indivíduo em questão pode formar 8 tipos de gametas:
ABXc, abXc, AbXc, aBXc, ABY, abY, AbY, aBY, com freqüência esperada de 1/8 para cada tipo.
b. (1,5) Considere uma única célula da gônada desse indivíduo. Esquematize o comportamento dos cromossomos desta célula durante a Metáfase I, Metáfase II e Telófase II da meiose, indicando a distribuição dos alelos dos genes A, B e C.
Metáfase I Metáfase II
Telófase II
OBS: 1. Você escolhe como será a associação dos alelos de diferentes genes durante a meiose a ser esquematizada. 2. Não é necessário representar nenhuma permuta. Caso você deseje fazer isso, o local da permuta e as cromátides envolvidas devem estar claramente indicados no esquema.
2- Em uma espécie de roedor, há um gene que determina a cor do corpo cujo alelo que condiciona o corpo castanho (P) é dominante sobre o alelo que condiciona o corpo preto (p). Há um outro gene que condiciona o comprimento do pêlo, cujo alelo L condiciona o pêlo curto que é dominante sobre o alelo l que condiciona o pêlo longo. Um estudante analisou várias ninhadas resultantes do cruzamento entre uma fêmea com corpo castanho e pêlo curto com um macho com corpo preto e pêlo longo e obteve os resultados apresentados no quadro abaixo.
Prole do cruzamento
Número observado
Genótipo
Freqüência esperada Número esperado
(OBS – ESP)2 / ESP
Corpo castanho e pêlo curto
23
PpLl
1
20
(23-20)2/20 = 0,45
Corpo castanho e pêlo longo
19
Ppll
1
20