Biologia fundamentos
A administração como conhecemos hoje é uma atividade recente, surgiu de 100 anos para cá, com a Revolução industrial. Administrar é prever e planejar,organizar,comandar,coordenar e controlar. Isso tudo é a base da Escola Clássica.
O gerente, em geral, possui seis características:
Ritmo incansável: É aquele que faz uma grande quantidade de tarefas e cansa menos; controle da equipe: é o tipo de gerente que rapidamente coloca todas as atividades do turno para seus funcionários;
Preferências por questões atuais, específicas e não rotineiras: É o gerente que administra de forma intuitiva e improvisada e que sai um pouco das regras padrões;
Preferência por meios de comunicação verbais ao invés de escrita: prefere mais falar ao invés de escrever;
Uma rede de contatos interna e externa: Tem grande sociabilidade e possui ampla rede de contatos para qualquer eventualidade que venha a ocorrer;
Limitado: porém com algum controle sobre seu trabalho: é o gerente proativo.
Gerentes de hospitalidade
Na década de 50, com o surgimento de hotéis e restaurantes nos EUA, foi o início da administração de hospitalidade. Atividade profissional, científica e racional, ideias da teoria clássica de administração.
Em virtude das exigências de outrem, o trabalho desse tipo de gerente se torna fragmentado, pressionado e caótico.
É o gerente que não gosta de ficar parado em uma mesa de escritório, tem que estar circulando entre os clientes e se sentindo útil.
Administração hoteleira: arte ou ciência?
No passado, o hoteleiro costumava ser avaliado por seu charme pessoal, popularidade individual e pelo número de pessoas que conseguia cumprimentar pelo nome.
Hoje o Glamour está em decadência, dando lugar aos meios de tecnológicos, porém é isso o que importa na hora da emissão do relatório mensal ou anual.
Ser intuitivo é algo bom, mas ter conhecimento dos fatos é algo muito melhor!
Controvérsias na administração de hospitalidade
1-) A questão