Cap 01 Alberts Fundamentos de Biologia Celular
Parte I
Capítulos
1 Células e Genomas
2 Química Celular e
Biossíntese
3 Proteínas
INTRODUÇÃO À CÉLULA
Células e Genomas
A superfície do nosso planeta é habitada por coisas vivas – fábricas químicas interessantes organizadas de forma complexa que recebem substâncias de sua vizinhança e as utilizam como matérias-primas para gerar cópias de si próprias. Os organismos vivos parecem extraordinariamente diversos. O que poderia ser mais diferente do que um tigre e uma alga marinha, ou uma bactéria e uma árvore? Já nossos ancestrais, não tendo nenhum conhecimento a respeito de células ou de DNA, notaram que todas as coisas vivas tinham algo em comum.
A isso eles chamaram de “vida” maravilharam-se, empenharam-se para defini-la, e ficaram
,
intrigados para explicar o que ela era e como funcionava a partir da matéria não-viva.
As descobertas do século passado não diminuíram o encantamento; pelo contrário, desvendaram o mistério envolvendo a natureza da vida. Hoje sabemos que todas as coisas vivas são formadas por células, e que todas essas unidades da matéria viva compartilham de uma mesma maquinaria para a maioria de suas funções básicas. As matérias vivas aparentam ser infinitamente variadas quanto ao seu exterior, mas são fundamentalmente semelhantes em seu interior. Toda a biologia é um contraponto entre os dois temas: a admirável variedade em particularidades individuais e a admirável constância nos mecanismos fundamentais.
Neste primeiro capítulo, começaremos por destacar as características universais de toda a vida em nosso planeta. Iremos, assim, examinar brevemente a diversidade das células. Veremos como um código universal comum, em que estão contidas todas as especificações dos organismos vivos, torna possível ler, medir e decifrar essas especificações para alcançar um entendimento coerente sobre todas as formas de vida, desde as menores até as maiores.
CARACTERÍSTICAS UNIVERSAIS DAS CÉLULAS NA TERRA
Estima-se que atualmente