Biologia Exerc cios I
01. Numa ave doméstica, o gene C condiciona plumagem branca e o seu alelo recessivo, plumagem colorida. O gene P determina patas com plumas (penas) e o seu alelo recessivo patas sem plumas. Esses pares de genes são autossômicos e segregam independentemente. Uma ave branca com patas com plumas, homozigota para os dois pares de genes, foi cruzada com uma colorida com patas sem plumas. Se os descendentes obtidos forem cruzados entre si, espera-se que a proporção de aves homozigotas para os dois pares de genes seja de: a) 9/16.
b) 6/16.
c) 4/16.
d) 3/16.
e) 1/16.
02. Em coelhos, o gene P produz pelagem preta e o seu alelo recessivo “p” produz pelagem parda, desde que esteja presente o gene A. Os animais que apresentarem recessividade para o gene A em seu genótipo, ou seja, forem “aa” serão, obrigatoriamente, albinos. Considerando que ocorra segregação independente entre esses genes, a partir do cruzamento PpAa x ppaa espera-se uma proporção fenotípica de:
a) 1 preto : 1 pardo : 2 albinos.
b) 1 preto : 1 pardo.
c) 1 preto : 1 albino.
d) 1 preto : 3 albinos.
e) 1 pardo : 3 albinos.
03. A cor da pelagem em cavalos depende, dentre outros fatores, da ação de dois pares de genes B/b e W/w. O gene B determina pelos pretos e o seu alelo b determina pelos marrons. O gene dominante W “inibe” a manifestação da cor, fazendo com que o pelo fique branco, enquanto que o alelo recessivo w permite a manifestação da cor. Cruzando-se dois indivíduos duplo-heterozigotos para os dois pares de genes obtém-se:
a) 3 brancos : 1 preto.
b) 9 brancos : 3 pretos : 3 mesclados de marrom e preto : 1 branco.
c) 1 preto: 2 brancos : 1 marrom.
d) 12 brancos: 3 pretos : 1 marrom.
e) 3 pretos: 1 branco.