Biologia Enzimas
A proteína é fundamental em nosso dia-a-dia, garantindo nossa imunidade em bom estado e pode ser encontrada em alimentos de origem vegetal e animal. Os alimentos considerados fonte de proteínas são: carnes, ovos, leite e derivados, além das leguminosas (feijão, lentilha, soja, ervilha, grão de bico, favas) e cereais integrais (arroz, trigo, aveia, centeio). A proteína é um nutriente essencial ao organismo e suas principais funções são:
Fornecer aminoácidos ao organismo. Esses por sua vez servirão na construção e manutenção dos tecidos corporais, na formação de enzimas, hormônios, anticorpos, no fornecimento de energia e na regulação dos processos metabólicos;
Atuar ativamente no transporte de outros nutrientes pelo organismo, além de contribuir de forma significativa na dinâmica de equilíbrio dos fluídos corporais.
A grande consequência da falta de proteína na dieta é a chamada desnutrição protéica, que leva a um quadro acentuado de perda de massa muscular, além do grande comprometimento do sistema imunológico, abrindo a possibilidade de outras doenças oportunistas.
Importância
Como já foi citado anteriormente, as proteínas são de extrema importância para o nosso organismo por sua função construtora e reparadora. Elas também participam da formação de hormônios, enzimas e anticorpos. Com estes poucos exemplos, já se pode ter uma idéia do quanto elas são indispensáveis ao nosso organismo. Quando ingerimos proteínas, elas são quebradas durante o processo de digestão, e posteriormente, absorvidas pelas nossas células, que novamente as quebram, transformando-as em aminoácidos. Estes aminoácidos serão utilizados pelo nosso corpo onde eles forem mais necessários. Por exemplo, se a pele de uma pessoa estiver em desequilíbrio pela falta de aminoácidos, os alimentos ricos em proteínas e a ingestão devida de água serão benéficos para a sua recuperação. Isso vale não somente para a pele, mas para todo o corpo, pois,