Biologia ecossistemas
Na troposfera é onde ocorrem os principais fenômenos climáticos, e é caracterizada pela diminuição da temperatura em função da altitude.
Acima da troposfera está a estratosfera, rica em ozônio, que absorve a maior parte da radiação ultravioleta do Sol e reflete o resto que é transformada em energia térmica e reflete o resto. Sua temperatura aumenta em função da altitude.
A terceira camada é a mesosfera, caracterizada pela diminuição de temperatura em função da altitude.
A quarta camada é a termosfera, caracterizada pelo aumento de temperatura em função da altitude, pois as poucas moléculas ali presentes absorvem radiação solar de alta energia, ocorrendo sua conversão em energia térmica. Esses fatores provocam a ionização de moléculas criando na termosfera uma camada chamada ionosfera.
A camada de ozônio está sendo destruída pela ação de gases conhecidos por clorofluorcarbonos, também denominados CFCs, usados em sprays aerossóis, condicionadores de ar, geladeiras, espumas plásticas, componentes eletrônicos e outros produtos, e sem a proteção da camada de ozônio os raios ultravioletas penetram na atmosfera, causando o maior aumento das temperaturas durante o dia, e a maior diminuição da temperatura durante a noite, tornando o planeta terra desfavorável a vida.
O clima é influenciado por esses fatores e outros mais como a posição da Terra em relação ao Sol, que se fosse mais distante a Terra seria muito fria, os oceanos seriam sólidos e não seria favorável a vida. Se fosse mais próxima do Sol, a temperatura seria muito alta e não existiria água líquida, e novamente, a Terra seria desfavorável a vida. A inclinação do seu eixo de rotação cria as