Biologia Desequilibrios Ambientais
DESEQUILÍBRIOS AMBIENTAIS NATURAIS.
Como o próprio nome sugere os desequilíbrios ambientais naturais, são causados pela própria natureza. Eles são verificados em diversos ecossistemas, e independente da preservação ou destruição causada pelo homem, eles acontecem.
El Niño e La Niña.
Caracterizado por um aquecimento anormal das águas superficiais no oceano Pacífico Tropical, o El Niño é um fenômeno atmosférico-oceânico que afeta os regimes de chuvas em regiões tropicais. O fenômeno La Niña é o oposto do El Niño, pois é um fenômeno oceânico-atmosférico, que causa o esfriamento anormal das águas. Um fato importante, é que nem todos os ambientes que são afetados pelo El Niño, apresentam impactos significativos referentes ao La Niña.
Terremotos.
Também conhecidos como abalos sísmicos, os terremotos são tremores passageiros que acontecem na superfície terrestre. Segundo a Teoria da Deriva Continental, a crosta terrestre é formada por vários blocos gigantescos de rochas. Fatores como atividade vulcânica, falhas geológicas e colisão ou afastamento desses blocos podem desencadear um terremoto. Quando o epicentro de um terremoto acontece em oceanos, ele pode gerar um tsunami.
Tsunami.
Também chamado de “terremoto dos mares”, um tsunami tem os mesmos motivos que o terremoto para acontecer. Um dos mais