Desequilíbrio Ecológico
CAÍQUE ROSSI BALDASSARINI 3ºA
DESEQUILÍBRIO ECOLÓGICO
RIBEIRÃO PRETO
2012
COLÉGIO MOURA LACERDA
CAÍQUE ROSSI BALDASSARINI 3ºA
DESEQUILÍBRIO ECOLÓGICO
Trabalho apresentado na disciplina de Biologia no
Colégio Moura Lacerda, em
Ribeirão Preto, SP.
Professor Efraim.
RIBEIRÃO PRETO
2012
PESQUISA
1.1 O desequilíbrio ecológico e suas consequências
1.1.1 O planeta em equilíbrio
Os elementos da natureza formam um conjunto, onde todos se relacionam e “um completa o outro”. Nenhum ser vivo sobrevive sem sol, ar, água e solo.
Os animais dependem da matéria orgânica produzida pelas plantas. As plantas só produzem essa matéria orgânica quando recebem luz, água e ar, de onde retiram as substâncias necessárias.
Os animais dependem das plantas, porém existem animais que precisam de outros animais para obter a matéria orgânica produzida pelas plantas.
Alguns comem plantas; outros comem os que comeram as plantas.
1.1.2 O que é o desequilíbrio ecológico
Foram necessários milhões de anos para que a mãe natureza colocasse ordem na casa e equilibrasse os ecossistemas. O problema é que pequenas mudanças podem provocar o desequilíbrio ecológico. Em condições naturais, essas alterações costumam ser pequenas e são rapidamente neutralizadas pela a natureza.
O desequilíbrio ecológico ocorre quando algum elemento (animal ou vegetal) de um ecossistema é reduzido em quantidade, adicionado ou subtraído. Esta mudança pode originar reações em cadeia e repercutir diretamente no funcionamento do ecossistema.
1.1.3 Causas
A ação do homem é a principal causa de desequilíbrio ecológico na atualidade. Muitas atividades humanas causam mudanças tão intensas e tão rápidas, que os mecanismos naturais não conseguem neutralizar a tempo seus
efeitos nocivos. Entre estas ações, podemos citar o desmatamento, a caça e a pesca sem controle e a urbanização em áreas de matas e florestas.
Temos visto muito a “invasão”