Biologia celular
Singer e Nicholson).
É a membrana plasmática responsável pelos processos de transporte de substâncias. Esse controle só é possível pois a membrana plasmática possui uma característica denominada permeabilidade seletiva.
Componentes químicos da célula:
CITOLOGIA
CONSTITUINTES
A Citologia estuda a célula, sua estrutura e funções. No entanto, para podermos entender bem uma célula precisamos primeiro conhecer do que ela é constituída.
Neste capítulo será estudado o funcionamento básico de uma célula, adquirindo base para avançar nos conhecimentos. A célula pode ser comparada, de maneira bem simples, com uma fábrica. Através das portas da fábrica chega o material que será usado para a fabricação de seus produtos, esse processo requer o emprego de energia e funcionários devidamente preparados para sua função específica. Contudo, para que haja um bom funcionamento da fábrica é necessário um corpo administrativo, responsável por organizar o trabalho de cada funcionário e pelo contato com o mundo exterior. Tudo isso ocorre no interior da fábrica, que é delimitada por seus muros. De maneira semelhante encontraremos a vida celular. Delimitada por uma membrana (membrana plasmática), responsável por separar o conteúdo interno da célula do meio externo, encontraremos os organóides
(espécie de funcionários com atividades específicas), e o núcleo, que funciona como o corpo administrativo mantendo o bom funcionamento da célula e administrando o contato com o meio exterior. Veja abaixo um exemplo de uma célula animal.
CÉLULAS CÉLULAS
ANIMAIS VEGETAIS
%
%
Água
60
75
Substâncias minerais
4,3
2,45
Glicídios
Substâncias
orgânicas
Lipídios
6,2
18,0
11,7
0,5
17,8
4,0
Proteínas
Água
Um dos componentes básicos da célula é a água. A água é solvente universal; para que as substâncias possam se encontrar e reagir, é preciso existir água. A
água