Biologia celular
01. Considere as duas fases da meiose, de um organismo com 2n=6 cromossomos, esquematizadas abaixo e responda:
[pic]
a) Que fases estão representadas na figura A e na B? Justifique.
Fig. A - Anáfase I de meiose onde se observa a disjunção dos cromossomos homólogos. Fig. B - Anáfase II com disjunção de cromátides.
b) Que tipo de alteração aparece em uma das figuras?
Na fig. B não ocorreu à separação das cromátides-irmãs em um dos cromossomos indicados.
Em relação aos cromossomos, como serão as células resultantes de um processo de divisão com essa alteração?
Esse fato leva a formação de aneuploidias, ou seja, células haploides com um cromossomo a mais (n + 1) e com um cromossomo a menos (n -1).
02. O que são células haplóides e diplóides, e como se explica a existência desses dois tipos de célula no organismo humano adulto? Na maioria das células de nosso corpo (células somáticas), encontramos 23 pares de cromossomos. Ou seja, são 46 cromossomos. Os pares significam que um dos pares é materno e outro par é paterno. Essas células são chamadas de Diploides, pois cada uma tem pares de cromossomos. Representamos assim as células Diploides: 2n.
Mas nas células reprodutoras humanas (espermatozoide e óvulo), encontramos a metade do número de cromossomos. Temos 23 cromossomos. Um só de cada par. Essa célula, com a metade de cromossomos, se denomina haploide. E representamos assim: n
03. (UFAL) Descreva três eventos da meiose que a diferenciam da mitose.
A mitose ocorre em todas as células somáticas do corpo e, por meio dela, uma célula se divide em duas, geneticamente idênticas à célula inicial. Assim, é importante na regeneração dos tecidos e no crescimento dos organismos multicelulares. Nos unicelulares, permite a reprodução assexuada.
Já a meiose só ocorre em células germinativas, com duas divisões sucessivas. A célula-mãe se divide em duas, que se