Biologia Celular
PERÍODO: 2012.2
CURSO: FISIOTERAPIA PROFESSORA:
ALUNA:
Os Componentes Celulares
Membrana plasmática
Morfologia:
Componentes: Seus componentes mais abundantes são fosfolipídios, colesterol e proteínas. É por isso que se costumam dizer que as membranas plasmáticas têm constituição lipoprotéica.
Função: Ela dá individualidade a cada célula, definindo meios intra e extra celular. Forma ambientes únicos e especializados, cuja composição e concentração molecular são conseqüência de sua permeabilidade seletiva e dos diversos meios de comunicação com o meio extracelular.
Além de delimitar o ambiente celular, compartimentalizando moléculas, a membrana plasmática representa o primeiro elo de contato entre os meios intra e extracelular, transluzindo informações para o interior da célula e permitindo que ela responda a estímulos externos que podem, inclusive, influenciar no cumprimento de suas funções biológicas. Também nas interações célula-célula e célula-matriz extracelular a membrana plasmática participa de forma decisiva.
É, por exemplo, através de componentes da membrana que células semelhantes podem se reconhecer para, agrupando-se, formando tecidos.
Citoplasma
Morfologia:
Componentes: O componente aquoso do citoplasma (cerca de 80%) é composto por íons e macromoléculas solúveis como enzimas, carboidratos, sais, proteínas e uma grande proporção de RNA. Este componente aquoso também é denominado de hialoplasma. O componente não solúvel do citoplasma é constituído por organelas: mitocôndrias, cloroplastos, lisossomos, peroxissomos, ribossomos, vacúolos, citoesqueleto e outras estruturas membranas (Aparelho de Golgi e Retículo Endoplasmático).
Função: Desempenha um papel estrutural, mantendo a consistência e a forma da célula. É também o local de armazenamento de substâncias químicas indispensáveis à vida. As reações metabólicas vitais têm lugar neste compartimento celular: glicólise, anaeróbia e a síntese