Biologia celular
A partir desta definição, podemos perceber que esta ciência se atém às características gerais, evolução, componentes químicos, especializações, estruturas, permeabilidade, regulação, diferenciação, interação, divisões, ciclo vital, funções, diferença entre tipos celulares, dentre outros aspectos relacionados às células ou ao estudo destas, como a microscopia e técnicas de preparo de material biológico.
Considerando que as células são fatores que diferenciam o que é vida do que não possui vida - sendo a unidade estrutural e funcional básica de qualquer ser vivo, da mesma forma que o átomo é a unidade fundamental das estruturas químicas - podemos dizer que compreender a Biologia Celular é conhecer aspectos diversos intrínsecos à vida.
Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia
Ácidos Nucleicos As moléculas de ácidos nucleicos são assim chamadas por possuírem caráter ácido e por terem sido, primeiramente, identificadas no interior do núcleo da célula. Atualmente sabemos que os ácidos nucleicos podem ser encontrados tanto dentro quanto fora do núcleo, e que são eles os responsáveis pela herança biológica.
Existem dois tipos de ácidos nucleicos, o DNA (sigla em inglês de desoxiribonucleic acid) ou ADN (ácido desoxirribonucleico), que além do núcleo, pode ser encontrado na mitocôndria e no cloroplasto, e o RNA (sigla em inglês de ribonucleic acid) ou ARN, (ácido ribonucleico), que além do núcleo, pode ser encontrado no nucléolo, nos ribossomos, no citosol, nas mitocôndrias e nos cloroplastos.
Tanto DNA quanto RNA são formados por moléculas menores chamadas de nucleotídeos, que são constituídos