Biologia celular e molecular
A reação deve ser simples e pode ser expressa por uma equação química. A substância a ser determinada deve reagir completamente como o reagente em proporções estequiométricas ou equivalentes.
A reação deve ser relativamente rápida. (A maior parte das reações iônicas satisfaz esta condição). Em alguns casos, pode ser necessária a adição de um catalisador para aumentar a velocidade da reação.
Deve ocorrer no ponto de equivalência, alteração de alguma propriedade física ou química da solução.
Deve-se dispor de um indicador capaz de definir claramente, pela mudança de uma propriedade física (cor ou formação de precipitado) o ponto final da reação.
O ácido acético (CH3OOH) é um acido fraco, tendo um Ka de 1,8 x 10-5. Ele é amplamente usado em química industrial na forma de ácido acético glacial 99,8% (m/m) (densidade de 1,051) ou em soluções de diferentes concentrações. Na indústria alimentícia é consumido com vinagre, que é uma solução diluída do acido acético glacial (3,5 a 8% m/v).
Os vinagres são geralmente coloridos, mas após as diluições a cor não é suficientemente intensa que possa prejudicar a valorizações do ponto final da titulação. Também, as pequenas quantidades de outros ácidos presentes são simultaneamente tituladas com o ácido acético e a acidez total é expressa em termo do ácido acético.
A acidez volátil corresponde ao teor de ácido acético que é o componente mais importante do vinagre. Ele provém da oxidação do álcool do vinho no processo de acetificação. O vinagre para consumo deve ter entre 4% e 6% de ácido acético. A legislação brasileira estabelece em 4% o teor mínimo de ácido acético para vinagre, como demonstrado na tabela 1:
Tabela 1: Características Analíticas de Acidez do