Biologia Básica
História e evolução do conceito[editar | editar código-fonte]
A divisão do mundo natural em grandes domínios aparece como uma constante em todas as civilizações, fazendo parte da procura de uma organização básica do ambiente que caracteriza o pensamento humano.
No contexto da actual classificação científica, o conceito de domínio, apesar de recente, tem as suas raízes na filosofia greco-latina, em particular no pensamento de Aristóteles, que classificou todos os organismos vivos então conhecidos em plantas e animais. Os animais eram, por sua vez, subdivididos de acordo com o meio em que se moviam (terra, água e ar).
Esta divisão de Aristóteles, contida na sua obra De Anima (Sobre a alma),.foi traduzida em 1172 pelo sábio Ibn Rushd (Averroes) para a língua árabe, e foi através desta via que a classificação aristotélica chegou aos nossos dias e inspirou muitos dos trabalhos taxonómicos iniciais. A partir dessa classificação básica, e depois de uma longa maturação durante a Renascença europeia, o conceito de categoria fundamental que permitisse dividir o mundo natural nas suas