Biologia AD1
R.: “O desenvolvimento da ciência tem acarretado diversas transformações na sociedade contemporânea, refletindo em mudanças nos níveis econômico, político e social”. Fonte: O contexto científico-tecnológico e social acerca de uma abordagem crítico-reflexiva: perspectiva e enfoque. Nilcéia Aparecida Maciel Pinheiro, Rosemari Monteiro Castilho Foggitatto Silveira.
2 – Por que o conceito de célula demorou tanto tempo para ser estabelecido? “E a célula somente poderia ser entendida quando observada por microscópios mais elaborados que só surgiram com o desenvolvimento e polimento das lentes, no início do século XIX.”, “Por conta dessas limitações, o estudo das células, isto é, a citologia, teria sofrido esse atraso de quase dois séculos”.
Fonte: Teoria Celular -> De Hooke a Schwann(Maria Alice Brezinski Prestes)
5 – Uma verdadeira revolução no conhecimento sobre o material genético e hereditariedade se deu nos últimos 30 anos com o surgimento de técnicas de amplificação e sequenciamento do DNA. A técnica de amplificação envolve a produção de múltiplas cópias do mesmo pedaço de DNA. Faça uma pesquisa sobre que técnica é esta e como funciona.
R.: Reação em cadeia da polimerase (PCR)foi desenvolvida por Kary Mullis em 1983. É um método para amplificação in vitro de sequências determinadas de DNA a partir de amostras complexas de ácidos nucleicos. Utiliza-se DNA polimerase, oligonucleotídeos (primers e dntps. Quando precedida de uma reação de transcriptase reversa pode amplificar cDNA (DNA complementar a moléculas de DNA). Gera grandes quantidades de DNA.
Aplicações da PCR
- Clonagem de seres ou segmento de genes - Mutagênese dirigida para estudos de função de proteínas ou sequências regulatórias - Diagnóstico de doenças