Ad1 grandes temas em biologia
1- Com o desenvolvimento de novas técnicas de estudo é possível ampliar o campo de pesquisa, visualizar novos ângulos do objeto pesquisado, encontrar novas perspectivas que muitas vezes revelam coisas não pensadas anteriormente. A invenção do microscópio permitiu que Hooke visualizasse “células” mortas na cortiça, com esse dado, novos estudos histológicos foram criados até chegarmos nos dias atuais onde o trabalho de anatomia patológica identifica inúmeras patologias celulares, entre diversas outras utilizações.
2- Temos como exemplo de condições que permitiram o desenvolvimento da teoria celular o avanço na tecnologia dos equipamentos utilizados para pesquisa, como os microscópios, o incentivo à iniciação científica, permitindo que mais pessoas se interessem pela área e o aumento da curiosidade dos novos cientistas motivados pelas novas descobertas e o grande incentivo dado atualmente, o que insere pessoal qualificado com idéias inovadoras e grande vontade em desvendar os mistérios ainda existentes no meio da citologia.
3- Células eucarióticas são células com núcleo individualizado, com um sistema de organelas delimitadas por membranas internas e seu DNA é estruturado em diversos cromossomas, presente como cromatina no núcleo. A teoria mais aceita para o surgimento desse tipo de célula é a teoria endossimbionte, onde seres procariontes eram fagocitados e não digeridos, com o passar do tempo os procariontes fagocitados forneciam vantagens ao hospedeiro, como por exemplo a obtenção de energia pela fotossíntese ou pela respiração celular, gerando mais tarde as organelas hoje conhecidas.
4- O surgimento de oxigênio na Terra se deu pelo início do processo de fotossíntese pelas células que habitavam o planeta bilhões de aos atrás, portanto a afirmação dada é parcialmente correta, pois para o surgimento do oxigênio foi necessário o surgimento de células fotossintéticas, que não foram o primeiro