AD1 de Biologia Celular I, 2013-2
Disciplina: BIOLOGIA CELULAR I
1- (3,0 pontos) As células em geral são transparentes, frágeis e de tamanho diminuto. Para estudá-las podemos utilizar a microscopia óptica e eletrônica. Com a microscopia óptica podemos observar as células vivas ou fixadas, coradas ou não. Porém quando dispomos da microscopia eletrônica de transmissão é preciso que as células sejam fixadas, desidratadas, microtomadas e, por fim, contrastadas. Descreva estes quatro processos, justificando a importância de cada um deles. Seja objetivo!
Fixação: Onde a amostra é mergulhada em solução (formol, glutaraldeído) para evitar a deformação da amostra.
Pós-fixação: é utilizado solução de tetróxido de ósmio funcionando com fixador.
Desidratação: As amostras são passada por concentrações crescentes de solventes orgânicos (álcool etílico ou acetona) para que a água seja substituída pelos mesmos. Em seguida As amostras são colocadas em resina líquida até que elas estejam completamente infiltradas.
Microtomia: As amostras são colocadas em forminhas e aquecidas onde a resina endurece permitindo seu corte. A amostra é cortada em fatias ultrafinas (através de um aparelho micrótomo) que flutua sobre espelho d’ água.
Contraste: As fatias são coletadas da superfície da água com tela de cobre onde é passada por soluções de sais de metais pesados (Fe, Os, Ur, Pb) com a finalidade de obter o aumento do contraste das amostras.
Depois de todas essas etapas finalmente a amostra está preparada para ser observada no microscópio.
2- (3,0 pontos) Discuta o conceito de linhagem celular estabelecida e dê dois exemplos de aplicações onde estas culturas sejam utilizadas.
O termo “culturas celulares” é utilizado para designar o crescimento de células in vitro. As células não estão mais organizadas em tecidos e crescem sob uma superfície como frascos plásticos, por exemplo. A partir do cultivo inicial dessas células, originárias diretamente de um tecido animal,