Ufrj
1- (4,0 pontos) - Os microscópios ópticos evoluíram muito desde os primeiros criados por Leeuwenhoek no século XVII. Pesquise e cite 3 partes fundamentais dos microscópios ópticos que permitem a observação de diferentes células, justificando a importância de cada uma.
2- (3,0 pontos) - O estudo das células e dos tecidos sofreu grande impacto com a introdução da microscopia eletrônica. Para utilizarmos as técnicas de microscopia eletrônica e observarmos um material biológico, precisamos às vezes cortá-lo (ultramicrotomia) e em outras pelo contrário, devemos preservá-lo inteiro. Dê um exemplo para cada situação e explique sucintamente de que forma as amostras devem ser preparadas para alcançar os dois diferentes objetivos.
1
3- (3,0 pontos) - A técnica da cultura de células começou com Ross Harrison em 1907, quando dissecou o tubo medular de um embrião de sapo (cerca de 0,5 cm) e o mergulhou em linfa fresca (obtida também de sapo) em uma lâmina de vidro transparente e escavada no centro (depressão que forma um pequeno espaço que pode ser vedado com a lamínula e parafina para que a amostra não seque). Durante alguns dias ele observou em um microscópio óptico o crescimento de fibras nervosas a partir das próprias células nervosas do pedaço de tubo medular obtido. Cite três condições mínimas essenciais para que pedaços de tecidos ou células sobrevivam e possam crescer fora de um organismo vivo. Justifique sua resposta!
2