Auditoria
Março 06 2009
Auditoria Externa é um exame independente, objectivo e competente de um conjunto de demonstrações financeiras de uma entidade, sendo conduzido com o objectivo de exprimir uma opinião sobre se as Demonstrações Financeiras apresentam de forma verdadeira e apropriada a posição financeira da empresa.
Auditoria Interna
Inicialmente, a Auditoria Interna tinha como funções principais a salvaguarda dos activos das empresas e a verificação do cumprimento dos procedimentos e regras estabelecidos pelos gestores.
Como se sabe uma das principais funções da gestão reside na implementação de um adequado sistema de Controlo Interno cujos principais objectivos consistem em assegurar:
* a confiança e a integridade da informação;
* o cumprimento das políticas e da legislação aplicável;
* a custódia dos activos;
* a utilização económica e eficiente dos recursos;
* a realização dos objectivos fixados. Neste sentido, auditoria interna é definida como uma técnica de controlo de gestão que, mediante a análise, verificação e avaliação independente das actividades da empresa, e da eficácia e conformidade do funcionamento das demais técnicas do controlo, tem em vista auxiliar os gestores e os demais serviços no desempenho das suas funções e responsabilidades.
Assim, cabe ao Auditor Interno assegurar o cumprimento dos objectivos da Administração pelo que, neste contexto, deve exercer as suas funções de forma independente dos serviços que audita.
Auditoria Interna
Auditoria Externa
Propósito do trabalho
Analise da actividade operacional
Emissão de opinião sobre DF´s
Parâmetros do trabalho
Normas de Controlo Interno, Politicas e procedimentos da entidade
Princípios fundamentais de contabilidade
Preocupação com os controlos internos
Eficiência e qualidade do controlo
Efeitos relevantes nas DF´s
Dependência Profissional
Dependência profissional
Independência profissional
Formas de relatório