AD1 - BIOLOGIA CELULAR
1- A observação de células e microrganismos só foi possível após a construção dos primeiros microscópios ópticos no século XVII, que contavam com lentes de vidro e a luz visível. Somente no século XX combinando as propriedades do feixe de elétrons e lentes eletromagnéticas para focalizá-lo se alcançou a observação em detalhes do interior das células e de suas membranas e compartimentos. Se pensarmos sobre a dimensão das estruturas que podemos observar com os dois equipamentos, chegaremos à conclusão que o segundo tem um limite de resolução muito menor que o outro. Responda:
a- O que faz a microscopia eletrônica ter maior poder de resolução? Justifique sua resposta de forma comparativa com a microscopia óptica.
RESPOSTA= A microscopia óptica usa feixes de luz para observar amostras e como o comprimento de onda da luz é maior, o limite de resolução também é. O microscópio eletrônico utiliza feixe de elétrons, que tem o comprimento menor do que da luz, tendo uma melhor resolução.
b- Por que a presença de água é algo prejudicial para a observação de células por microscopia eletrônica de transmissão convencional e não para a microscopia óptica?
RESPOSTA= Como o feixe de elétrons é muito forte, a água na célula vai evaporar rápido, fazendo com que ela tenha deformações.
2- Já temos conhecimento e tecnologia para mantermos por tempo indeterminado células extraídas de um tumor ou imortalizar células oriundas de vários tecidos através da submissão à radiação ou a outras técnicas.
a- Cite 4 condições essenciais para que as células em cultivo sobrevivam e proliferem indefinidamente. Justifique cada uma das condições.
RESPOSTA= Temperatura, assepsia, umidade e nutrição.
b- Cite uma linhagem celular que vem há décadas sendo cultivada em laboratórios e dê um exemplo de como seu cultivo pode ajudar na pesquisa científica.
RESPOSTA= A cultura de células epiteliais é utilizada atualmente para o tratamento