BIOLOGIA 3
BIOLOGIA
ESCOLA GOVERNADOR BARBOSA LIMA
ENSINO MÉDIO
SÉRIE: 3B
MAYARA RODRIGUES
NATHALY EWELY
PENELOPY NICOLY
TATIANE SANTOS
THA LLYSON ADRIANO
SÍNDROME DO CROMOSSOMO 17
SÍNDROME DO CROMOSSOMO 18
SÍNDROME DO TRIPLO X
Trabalho apresentado pela disciplina de Biologia do Ensino Médio, da Escola Governador Barbosa Lima.
Professora: Araberg
RECIFE
2014
INTRODUÇÃO
Este trabalho irá falar sobre os assuntos: Síndrome do triplo x , Trissomia do cromossomo 18, Síndrome do cromossomo 17. A Síndrome do triplo x, fala sobreuma doença genética que só ocorre em mulheres. Trissomia do cromossomo 18, fala sobre a malformação congênitas múltiplas e retardamento mental em crianças. A
Síndrome do cromossomo 17 fala sobre um defeito no desenvolvimento do cérebro devido à migração neuronal incompleta.
DESENVOLVIMENTO
Síndrome do cromossom 17 - A , também denominada ou síndrome da deleção do cromossomo 17p13.3, trata-se de uma desordem genética, de caráter autossômicodominante, caracterizada pela ausência de circunvoluções (giros) e fissuras (sulcos) no córtex cerebral, conferindo ao cérebro um aspecto liso.
Esta desordem resulta de diminutas deleções em certas regiões do cromossomo 17, englobando o gene LIS1. Grande parte dos casos (cerca de 80%) é esporádico, decorrente de microdeleções ocorridas nos gametas, femininos ou masculinos, gerando, portanto, um indivíduo afetado. Na minoria dos casos, cerca de 20%, a condição é surge devido a um dos progenitores serem portador de uma translocação equilibrada envolvendo o cromossomo 17.
Os portadores da síndrome apresentam um cérebro liso, desprovido de giros e sulcos. Ao invés de seis camadas, o córtex cerebral apresenta somente quatro dessas camadas, bem como microcefalia. As características faciais são peculiares, como afundamento das temporãs, nariz arrebitado, estrias verticais na testa, além de mandíbula pequena.
Também é observado atraso no crescimento e desenvolvimento mental e anormalidades diversas no cérebro,