VIGAS DE Transicao
VIGAS DE TRANSIÇÃO
DEFINIÇÃO
É uma viga que precede um ou mais pilares e transmite cargas para outros pilares. Na pratica, é uma viga cada vez mais usada e deve ser evitada quando possível, tendo em vista que é geralmente muito alta, causando problemas para o calculo da estrutura e para o projeto de arquitetura.
Em uma estrutura arquitetônica, deve-se procurar o posicionamento dos pilares nos diversos pavimentos, mantendo uma continuação vertical até a fundação, evitando a utilização de vigas de transição (pilares apoiados em uma viga). Estas estruturas de transição são caras e de grande responsabilidade estrutural, possuem grandes volumes de concreto e aço além de demandar uma execução cuidadosa uma vez que é responsável pela sustentação de todos os andares do edifício. No entanto, devido a necessidades arquitetônicas em que áreas como garagens, térreos e subsolos precisam de mais espaços livres, torna-se de grande importância a introdução de elementos estruturais capazes de transferir cargas. Por exemplo, quando se tem um numero X de pilares suportando as cargas transmitidas ao longo dos andares e ao chegar ao térreo é necessário a redução de interferências com a finalidade de aumentar o espaço de circulação, torna-se indispensável a introdução da viga de transição, pois esta atua como um elemento capaz de distribuir os carregamentos da estrutura de um pilar para outro.
Uma das soluções em vigas de transição é a viga Viereendel, pois é vazada entre os pilares e absorve forca cortante e momento fletor ao mesmo tempo que possui um menor peso. Pode estar incorporada no edifício ou aparente na fachada. Os vazios podem ser retangulares, circulares ou hexagonais.
DIMENSIONAMENTO DA VIGA VIEREENDEL H = 16% L e = h = H /4 b = e/2