gdaga

1324 palavras 6 páginas
1. VIGA VIERENDEEL
A viga vierendeel é uma viga de alma vazada. Ela é composta por barras que se encontram em nós, e pode ser considera uma parente da treliça, mas apresenta comportamento bastante diferente.

A viga vierendeel é uma viga com forma de celosía ortogonal inventada e patenteada por Jules Arthur Vierendeel, em 29 de maio de 1897, referencia à qual se originou sua nomenclatura.
É uma estrutura de entramados, denominadas como de transição, pois permite vencer grandes vãos – de 6 a 40 metros, dependendo das distâncias verticais.
É empregada na construção de pontes e em vigas especiais que devem cruzar grandes vãos em edifícios.
Geralmente, são empregadas em materiais como o metal, concreto armado, ou madeira (mais raro).

Imagem 1: Um tramo de viga aplicado à ponte
Fonte:

Imagem 2: Disposição da Viga Vierendeel
Fonte:

1.1. CARACTERÍSTICAS

A viga está formada por uma série de barras horizontais e verticais rígidas, a modo da celosía ortogonal, que conecta as barras superiores com as inferiores, sem barras diagonais.

É uma viga com estrutura interna de celosía em forma de retângulo. Geralmente é empregada na construção em seções em “I” ou “H”.

A viga vieredeel diferencia-se das vigas de alma cheia e das vigas reticuladas, por sua forma de absorver esforços de cizalhamento.

Imagem 3: Diversidade de aberturas possíveis na Viga Vierendeel
Fonte:

1.2. COMPORTAMENTO
Apesar de visualmente parecer, uma viga vierendeel não é o conjunto de duas vigas, uma superior, apoiada em vários pilares e uma inferior que recebe a carga desses pilares e vence o vão total. Se assim fosse, a viga vierendeel não apresentaria vantagens, pois teria dimensões maiores, com custos mais elevados.

Imagem 4: Comportamento da Viga Vierendeel
Fonte:

Na primeira situação, ao se aplicar a força sobre a estrutura, apenas a viga superior se deforma, não transmitindo qualquer esforço de flexão para as demais barras, pois todos os nós são

Relacionados