portfolio de artes 2015
A infância é um periodo privilegiado, onde a criança aprende e se desenvolve nos mais amplos sentidos por meios de jogos , brincadeiras e atividades lúdicas.Tão fundamentais ao ser humano como o alimento que o faz crescer são os brinquedos e os jogos. A criança deve ser vista sob três dimensões: a corporal, afetiva e a cognitiva, que devem se desenvolver simultaneamente. Se uma estiver sendo desenvolvida em detrimento da outra, certamente haverá um desequilíbrio do indivíduo em sua dimensão global.
Definir a brincadeira não é tarefa fácil . Vários autores têm caracterizado a brincadeira como a atividade ou ação própria da criança, voluntária,espontânea, delimitada no tempo e no espaço, prazerosa, constituída por reforçadores positivos intrínsecos, com um fim em si mesma e tendo uma relação íntima com a criança (Bomtempo, 1987; Brougère, 1997; De Rose eGil, 1998; Kishimoto, 1997; Piaget, 1978; Santos, 1998; Wajskop, 1995) . Se a atividade é imposta ou se parece desagradável para a criança, tudo indica que não se trata de uma brincadeira, mas de qualquer outra atividade.
Pode-se afirmar que o jogo aprecia varias formas de representação da criança, contribuindo para sua aprendizagem e desenvolvimento.O brincar possibilita que a criança compare,experimente,vivencie,estabeleça relações lógicas,faça estimativas e desenvolva suas percepções. Jogos e brincadeiras, são excelentes formas de conhecer o mundo e entrar em contato com elementos de sua cultura. Para a criança, o jogo é o exercício, é a preparação para a vida adulta. A criança aprende brincando através de jogos que a fazem desenvolver suas potencialidades. A imaginação é uma forma que permite às crianças relacionarem seus interesses e suas necessidades com a realidade de um mundo que pouco