biokreto
As experiências realizadas na Feagri comprovam que o biokreto apresenta algumas vantagens em comparação com o concreto comum. A primeira delas, é a questão econômica. A matéria-prima é natural, portanto, disponível. "É vantajoso, se o construtor morar próximo à fonte do recurso, mas se depender de transporte é inviável", avalia. No Brasil são produzidas 2, 2 milhões de toneladas de casca de arroz ao ano. Se o material fosse revertido para a construção de galpões ou até mesmo para auxiliar em autoconstrução geraria economia tanto a produtores quanto a trabalhadores rurais.
Por apresentar de 25% a 50% do peso do concreto comum, o biokreto pode garantir maior resistência ao fogo e servir como isolante térmico e acústico. A alcalinidade do cimento, segundo Beraldo, protege as partículas vegetais contra o ataque de fungos e insetos. Além disso, o material é fácil de ser moldado, cortado, parafusado e pregado.
Vantagens:
-Possui 20 a 50% do peso do concreto comum;
-Melhor resistência ao fogo e servir como isolante termo-acústico
O biokreto é uma interessante alternativa ecologicamente correta e tem como objetivo estimular o reaproveitamento de resíduos na construção rural. Para as pessoas que moram no interior seu emprego é facilitado pois muitas vezes esses resíduos estão a disposição ou muito próximos do camponês.