Biografias
(Weymouth, 1875 - Berkeley, 1946) American Chemical. Formou-se em química na Universidade de Harvard e, em seguida, foi para a Alemanha, onde permaneceu por dois anos, depois que ele foi contratado pelo governo filipino. Em seu retorno aos Estados Unidos, começou a trabalhar no Instituto de Tecnologia de Massachusetts e mais tarde como professor na Universidade da Califórnia.
Apesar das inúmeras investigações no campo científico, Lewis se tornou especialmente famoso por sua teoria da ligação química e sua definição de ácido e base. Em 1916, Lewis promulgou uma teoria, certas ligações químicas chamadas "ligações covalentes", que são geradas a partir de elementos não-metálicos que têm quatro ou mais elétrons de valência, sem alcance oito. A pesquisa de Lewis seria aprofundado e divulgado Langmuir em torno de 1923.
Esta teoria baseia-se no arranjo do electrão em torno do núcleo. Para o hidrogênio, que pode ter um máximo de dois elétrons em torno do núcleo, a ligação entre dois átomos resultou da partilha de um par de elétrons que são fornecidos pelos dois átomos. De acordo com Lewis, as teorias covalentes para átomo de hidrogênio eram válidos e generalizáveis a outros átomos. Átomos Multieléctrons pode compartilhar elétrons de valência para formar ligações covalentes e completar o e-mail octeto. A ligação covalente pode ser simples, se os átomos compartilham apenas um par, casal, se eles compartilham dois pares de elétrons, e triplo, se os três pares são compartilhados. Também entre os átomos diferentes podem formar esses títulos, respeitando a regra do octeto.
Os fundamentos da teoria de Lewis em ácidos e bases tinham sido estabelecidos em 1923, mas as idéias permaneceram dormentes até que eles foram criados de novo em 1938, pelo professor e divulgado por seus discípulos. De acordo com esta teoria, o ácido é uma molécula ou iom radical em que o agrupamento electrónico normal (normalmente oito elétrons no nível