Biografia
Lev Semenovich Vygotsky (1896-1934) foi um renomado psicólogo russo, que nasceu em 5 de novembro de 1896, da cidade de Orsha, Bielorussia. Formou-se em Direito pela Universidade de Moscovo em 1918, o bielo-russo Lev Vygotsky era filho de uma próspera família judia. Durante o seu período acadêmico simultaneamente estudou literatura e história na Universidade Popular de Shanyavskii.
Apesar de sua formação em direito destacou-se na época por suas críticas literárias e análises do significado histórico e psicológico das obras de arte, trabalhos que posteriormente foram incorporados no livro Psicologia da Arte escrito entre 1924 e 1926, incluindo naturalmente a tese de doutorado sobre psicologia da arte que defendeu em 1925.
Trabalhando com vítimas da guerra e da revolução russa, Vigotsky deparou-se com uma variedade de traumas somáticos e psicológicos. Trabalhando com esses pacientes verificou que poderiam ser tratados com artefatos. Braille e quirologia eram artefatos sociais que ajudaram a compensar os prejuízos físicos como a visão e audição. O apoio social torna-se um fator de encorajamento e orientação, compensando as deficiências físicas e psicológicas. Essas compensações permitem ao indivíduo desenvolver suas funções, lendo, comunicando, argumentando.
Trabalhou ainda com defectologia (análise das diversas causas das deficiências mentais e sensoriais) e seus trabalhos trouxeram grandes contribuições com a noção de sistema funcional para localização cerebral das atividades no sistema nervoso.
Esse seu interesse por psicologia o fez ler criticamente,toda produção teórica de sua época em especial as teorias da Gestalt, Psicanálise e o Behaviorismo além o mestre suíço Jean Piaget (1896-1980). As obras dos referidos autores são citadas e comentadas em seus diversos trabalhos e ele também escreveu prefácios para algumas dessas traduções.
Um de seu méritos, sem dúvida, foi acompanhar o grande experimento social que foi a revolução russa e a sua