Biografia paulo freire
Paulo Régis Neves Freire, conhecido popularmente apenas por Paulo Freire, nasceu em Pernambuco, na cidade de Recife, em 19/09/1921.
Sua família se encaixava na classe média alta, mas isso não impediu que Paulo Freire viesse se livrar da pobreza e fome durante a infância, fato que ocorreu devido a depressão de 1929, um estrago econômico, que causou desemprego, inflação e altos e baixos na bolsa de valores.
Na sua infância, foi alfabetizado pela mãe, que o incentivou a escrever com pequenos galhos de árvore no quintal da casa em que viviam.
Aos 10 anos de idade, se mudou com sua família, para Jaboatão, lugar onde passou grande parte de sua juventude e como narrado por sua última esposa - Ana Maria Araújo Freire: “Jaboatão, uma cidadezinha 18 quilômetros distante de Recife, que, para Paulo, tem sabor de dor e de prazer, de sofrimento e de amor, de angústia e de crescimento”. Foi lá que aos 13 anos, sofreu a dor que é perder um pai e ver a mãe ter que se esforçar para manter de pé o lar, ele e mais seus três irmãos. Foi em Jaboatão que Paulo terminou seus estudos da escola primária e cursou o primeiro ano do ginásio no colégio 14 de julho. Completou o curso fundamental e pré-jurídico no Colégio Oswaldo Cruz, também em Recife, onde conseguiu uma bolsa de estudos, já que sua mãe viúva não tinha condições de continuar pagando a escola primária. O interesse de Paula pela língua portuguesa era, desde essa época, notório.
Aos 22 anos, Paulo Freire iniciou seu curso de Direito na Faculdade de Direito de Recife. Nessa época ainda não havia nenhum curso na área da Educação; e Direito foi o curso que lhe chamou mais atenção, principalmente por ser da área de humanas.
Paulo Freire narra algumas experiências de sua infância em um texto publicado à Revista Nova Escola em dezembro de 1994:
MINHA PRIMEIRA PROFESSORA
“A primeira presença em meu aprendizado escolar que me causou impacto, e causa até hoje, foi uma jovem professorinha. É claro que