Aula-tema 7: tipologia textual: os textos argumentativos
Tipos textuais
Na aula passada, você estudou sobre os gêneros textuais. Nesta, aprenderemos sobre as diferentes formas como esses se organizam, isto é, os modos de organização do discurso, os quais são: narração, descrição, exposição, argumentação, injunção.
Esses modos de organização do discurso não necessariamente aparecem sozinhos em um gênero, mas se combinam com outros, desempenhando cada um sua função. Em um conto, por exemplo, apesar de a narração ser o eixo condutor do texto, ela é permeada de descrições, de personagens e de cenários. Uma palestra ou um artigo de opinião podem conter, em sua estrutura, pequenas narrativas que ilustrem os argumentos contra ou a favor de um determinado ponto de vista. No entanto, pode-se perceber uma dominância de um tipo sobre os demais, definindo-se, portanto, o texto em função da categoria dominante.
Há dois principais critérios[1] para diferenciar os modos de organização do discurso:
1) Primeiro critério: objetivo com que o texto é produzido.
descrição caracterizar pessoas, lugares, coisas dar detalhes (presente em gêneros como: conto, crônica, romance, piada, anúncio, roteiro de viagem etc)
narração contar os fatos, os acontecimentos (presente em gêneros como: conto, crônica, romance, piada, notícia, relatório etc)
exposição refletir, explicar, avaliar, conceituar, expor idéias, analisar (presente em gêneros como palestra, comunicado, resenha, notícia etc)
argumentação convencer, argumentar, mudar a opinião do leitor (presente em gêneros como carta, editorial, resenha crítica etc)
injunção dizer como fazer, requerer uma ação, levar à realização de uma situação (presente em gêneros como bula, manual de instruções, receita etc)
2) Segundo critério: perspectiva em que o locutor se coloca.
descrição perspectiva do conhecimento do espaço e/ou estado
narração perspectiva da