biografia padre antonio vieira
António Vieira nasceu em Lisboa a 6 de Fevereiro de 1608, filho primogénito de Cristóvão Vieira Ravasco, de origem alentejana e de Maria de Azevedo, lisboeta.
O seu pai mudou-se para o Brasil em 1614, para assumir o cargo de escrivão em Salvador, no Brasil, mandando vir a família em 1614. Nesse ano iniciou os estudos no Colégio dos Jesuítas onde veio a tornar-se um brilhante aluno.
Em 1623 descobriu a vocação para o sacerdócio e após fugir de casa devido à oposição dos pais entrou para a Companhia de Jesus. Em 1624, no decorrer da invasão holandesa de Salvador, refugiou-se no interior da capitania, onde iniciou a sua vocação missionária. Um ano depois tomou os votos de castidade, pobreza e obediência. Prosseguiu os seus estudos em Teologia, tendo estudado ainda Lógica, Física, Matemática, Economia e obteu o mestrado em Artes. Aos 18 anos foi indicado para redigir em latim o relatório anual da província jesuíta e tornou-se professor de humanidades e retórica em Olinda. Nesta época já era conhecido pelos seus primeiros sermões, tendo fama de notável pregador. Em 1633 pregou o seu primeiro sermão público pois foi nesse ano que começou a visitar as aldeias indígenas, próximas da cidade onde vivia. No ano seguinte tornou-se sacerdote e em 1638, passou a dar aulas de teologia.
Após a Restauração da Independência em 1640, regressou a Lisboa, iniciando uma carreira diplomática pois integrava a missão que ia ao Reino prestar obediência ao novo monarca. Sobressaindo pela vivacidade de espírito e como orador, conquistou a amizade e a confiança de João IV de Portugal, sendo por ele nomeado embaixador e