Padre antonio vieira
Disciplina de Português
Ìndice Capa………………………………………………………………………...1
Ìndice……………………………………………………………………….2
Introdução………………………………………………………………….3
Biografia……………………………………………………………………4
Desenvolvimento Biografia…………………………………………………………...4/5 Barroco………………………………………………………………6 Obras………………………………………………………………...7
Conclusão…………………………………………………………………..8
Bibliografia…………………………………………………………………9
Introdução
Este trabalho foi realizado, no âmbito da discilpina de Português, sendo lecionada pela professora Teresa Pinto. Com este trabalho irei fazer um pequeno estudo sobre a vida do Padre António Vieira e sobre as suas obras. Ainda neste trabalho irei realizar uma pesquisa sobre o estilo barroco que me irá ajudar a perceber um pouco a época em que viveu e quais eram as suas marcas.
Biografia
Padre António Vieira nasceu a 6 de Fevereiro de 1608 na rua do Cónego, em Lisboa, filho de Cristovão Vieira Ravasco e de Maria Azevedo. Foi um religioso, filósofo, esritor e orador português da Companhia de Jesus. Destacou-se como missionário no brasil onde defendeu infatigavelmente os direitos humanos dos povos indígenas combatendo a sua exploração e escravização e fazendo a evangelização. Era conhecido por “Pajaçu” (Grande Padre).
António Vieira defendeu também os judeus, a abolição entre cristãos-novos e cristãos-velhos e também o fim da escravatura.
No Brasil
Vivia na Bahia, em 1609 o seu pai começou a trabalhar como escrivão no Tribunal da Relação da Bahia, o que fez com que a sua família viesse toda para o Brasil. Em 1614, iniciou os estudos no Colégio dos Jesuítas de Salvador. No começo teve muitas dificuldades porém veio revelar-se um brilhante aluno e entrou na Companhia de Jesus como noviço em maio de 1623.
Em 1624, durante a invasão holandesa de Salvador, refugiou-se no interior da capitania, onde iniciou a sua vocação missionária. Um ano depois tomou os votos de castidade, pobreza e obediência, abandonando o noviciado.