Padre antonio vieira
Ano lectivo: 2011/2012
Padre António Vieira
Indice Introdução 3 Biografia 4 No Brasil 4 Em Portugal 5 De novo no Brasil 5 Regresso a Portugal 6 Em Roma 6 Em Portugal 7 No Brasil 7 Obras 8 Conclusão 9 Bibliografia 10
Introdução
Este trabalho foi realizado no âmbito da disciplina de Português do curso de turismo.
O trabalho é sobre o Padre António Vieira que foi um dos mais influentes personagens do século XVII em termos de política e oratória.
O trabalho está organizado de uma forma bastante simples e aborda todos os aspectos da vida de Padre António Vieira.
Biografia
Padre António Vieira nasceu no ano de 1608, na Rua do Cónego, perto da Sé, em Lisboa. Seu pai, Cristóvão Vieira Ravasco serviu a Marinha Portuguesa e foi, por dois anos, escrivão da Inquisição, tendo-se mudado para o Brasil em 1609, para assumir cargo de escrivão em Salvador, na capitania da Bahia.
No Brasil
Estudou na única escola da Bahia: o Colégio dos Jesuítas em Salvador. Consta que não era um bom aluno no começo, mas depois tornou-se brilhante. Juntou-se à Companhia de Jesus com voto de noviço em Maio de 1623. Obteve o mestrado em Artes e foi professor de Humanidades, ordenando-se sacerdote em 1634.
Em 1624, quando da Invasão Holandesa de Salvador, refugiou-se no interior, onde iniciou a sua vocação missionária. Um ano depois tomou os votos de castidade, pobreza e obediência, abandonando o noviciado. Não partiu para a vida missionária. Estudou muito além da Teologia: Lógica, Física, Metafísica, Matemática e Economia. Em 1634, após ter sido professor de retórica em Olinda, foi ordenado e em 1638 já ensinava Teologia.
Na segunda invasão holandesa ao Nordeste do Brasil (1630-1654), defendeu que Portugal entregasse a região aos Países Baixos, pois gastava dez vezes mais com sua manutenção e defesa do